sábado, 20 de junho de 2009

Barroquismo, Geometrismo e Assimetria



























Nas peças produzidas por Joanna Barros assuntos como: monocromatismo, barroquismo, geometrismo e assimetria são elementos presentes e se apresentam de acordo com a carga simbólica que cada peça apresenta.

Uma espécie de antropologia visual se imprime nas peças, e a medida que estes assuntos se fundem uma atmosfera é criada com link no seu tempo, mas que tempo é este ?


O daqui pra diante, o futuro, o já! e pra ilustrar isso ela usa: ombreiras, pregas, elementos orgânicos, tecidos sintéticos, alongamentos , porém como boa carioca que é Joanna deixa seus personagens bem aqui hoje e pertinho, como se fosse possível fazer um remake de Mad Max filmado na Lapa de Madame Satã.


Alê Souto


A peça foi livremente em “Madame Satã’ ; escolhido devido a necessidade de resgatar um ícone muitas vezes esquecido e extremamente rico em termos de referencias culturais e estéticas do nosso país. O personagem além de ícone da malandragem, da boemia carioca também é figura representativa de orixás e de elementos africanos que faziam parte dos adornos que usava quando pisava no palco dos teatros. Além disso é espécie de anti-herói brasileiro e de referencia da década de 30 no Brasil, representou o marginal, o underground e a elegância da época a partir das camisas de seda impecáveis que usava e o vermelho de tafetá e madrepérolas que vestia com ares de diva dos anos 30.







Esse ícone de brasilidade foi resgatado e nem por isso perdeu os ares da contemporaneidade. Nesta peça ele recebe tratamento geométrico e estruturado afim de de retratar o futuro a partir dos elementos antigos. A modelagem arrojada se adéqua ao personagem, forte e visceral.
A peça foi criada para atender ao publico sofisticado e surge da necessidade de resgatar ícones do nosso país sem ser regionalista ou nacionalista, mas plural e globalizado.














A "Brasilidade" está sempre presente mesmo que implícita, em um design clean com a redução máxima de elementos, fazendo um contraste de maxi e minimalismo.


primitivo x tecnológico








A intenção é capturar elementos

do Brasil e desconstruí-los

e reconstruí- lo de uma outra forma.

























O Barroquismo nas formas, a mistura de matérias orgânicas





de diferentes origens deram uma nova forma ao look a seguir.























Este carrega uma história própria e um novo conceito:


Inspirado na " flora Brasiliense" espécie de grupoassociação de biólogos e historiadores europeus que retratavam o Brasil desenvolvi o casaqueto feito de tecido estampado com ilustrações botânicas e os respectivos nomes embaixo. A manga toda feita de pregas e decote também de pregas, fazendo analogia tanto ao rufo barroco como ao cocar indígena.





































A Busca de fusão















cria a união de elementos ancestrais com futuristas




















































0 Comments: