Nas peças produzidas por Joanna Barros assuntos como: monocromatismo, barroquismo, geometrismo e assimetria são elementos presentes e se apresentam de acordo com a carga simbólica que cada peça apresenta.
Uma espécie de antropologia visual se imprime nas peças, e a medida que estes assuntos se fundem uma atmosfera é criada com link no seu tempo, mas que tempo é este ?
Uma espécie de antropologia visual se imprime nas peças, e a medida que estes assuntos se fundem uma atmosfera é criada com link no seu tempo, mas que tempo é este ?
O daqui pra diante, o futuro, o já! e pra ilustrar isso ela usa: ombreiras, pregas, elementos orgânicos, tecidos sintéticos, alongamentos , porém como boa carioca que é Joanna deixa seus personagens bem aqui hoje e pertinho, como se fosse possível fazer um remake de Mad Max filmado na Lapa de Madame Satã.
Alê Souto
A peça foi livremente em “Madame Satã’ ; escolhido devido a necessidade de resgatar um ícone muitas vezes esquecido e extremamente rico em termos de referencias culturais e estéticas do nosso país. O personagem além de ícone da malandragem, da boemia carioca também é figura representativa de orixás e de elementos africanos que faziam parte dos adornos que usava quando pisava no palco dos teatros. Além disso é espécie de anti-herói brasileiro e de referencia da década de 30 no Brasil, representou o marginal, o underground e a elegância da época a partir das camisas de seda impecáveis que usava e o vermelho de tafetá e madrepérolas que vestia com ares de diva dos anos 30.
Esse ícone de brasilidade foi resgatado e nem por isso perdeu os ares da contemporaneidade. Nesta peça ele recebe tratamento geométrico e estruturado afim de de retratar o futuro a partir dos elementos antigos. A modelagem arrojada se adéqua ao personagem, forte e visceral.
A peça foi criada para atender ao publico sofisticado e surge da necessidade de resgatar ícones do nosso país sem ser regionalista ou nacionalista, mas plural e globalizado.
A "Brasilidade" está sempre presente mesmo que implícita, em um design clean com a redução máxima de elementos, fazendo um contraste de maxi e minimalismo.
primitivo x tecnológico
A intenção é capturar elementos
do Brasil e desconstruí-los
e reconstruí- lo de uma outra forma.
O Barroquismo nas formas, a mistura de matérias orgânicas
de diferentes origens deram uma nova forma ao look a seguir.
Este carrega uma história própria e um novo conceito:
Inspirado na " flora Brasiliense" espécie de grupoassociação de biólogos e historiadores europeus que retratavam o Brasil desenvolvi o casaqueto feito de tecido estampado com ilustrações botânicas e os respectivos nomes embaixo. A manga toda feita de pregas e decote também de pregas, fazendo analogia tanto ao rufo barroco como ao cocar indígena.
A Busca de fusão
cria a união de elementos ancestrais com futuristas
0 Comments:
Post a Comment